Artigos

Será que estou a proteger demasiado o meu filho?

Data: Junho 5, 2015 Categorias: Artigos 0

“Será que estou a proteger demasiado o meu filho” é das questões mais frequentes sobretudo em pais com filhos únicos. Contudo, e nos dias de hoje, em que as crianças já não correm nem brincam na rua, será que está a ensinar corretamente o sistema imunológico do seu filho?

proteger demasiado os filhos

Está constantemente preocupado com a higiene da sua casa, as brincadeiras na rua, a aproximação de cães e a tão típica lavagem de mãos do seu filho?

De acordo com estudos recentes cada vez mais os pais têm em atenção a higienização da sua casa e dos espaços que os filhos coabitam, o que faz com que estejam totalmente afastados de qualquer tipo de micróbios e bactérias.

Contudo, será esta uma forma totalmente correta de proteção?

De acordo com esses mesmos estudos, espaços extremamente esterilizados bem como a falta de brincadeiras na rua ou com animais domésticos, pode aumentar o risco de desenvolvimento de alergias.

Ora, a verdade é que, ao proteger demasiado o seu filho dos supostos perigos do ambiente, poderá estar a impedir o correto desenvolvimento dos seus sistemas imunológicos e imunitários, sabia?

É verdade papás e mamãs. Atualmente, são diversos os estudos que o comprovam. Prova disso, é uma das conclusões apresentada no Congresso Internacional da European Respiratory Society que nos diz que as bactérias presentes na pele e no pelo dos animais podem proteger a criança de alergias no futuro.

A pediatra Mónica Pinto explica ainda que “quanto mais estéril é o ambiente, maior a incidência de alergias, como se o sistema imunitário cometesse um erro na interpretação e reconhecesse como nocivos vários elementos normais no ambiente”.

proteger as criancas

Papás e mamãs, a verdade é esta: proteger sim mas não em demasia, uma vez que, de acordo com especialistas, é importante que a criança contacte com certo tipo de elementos que não são nocivos.

No caso do Curiosa Idade, infantário situado perto de Lisboa, tentamos fazer com que as nossas crianças contactem com certo tipo de elementos no ambiente, como por exemplo a horta pedagógica.

Claro que, após brincadeiras no recreio e na horta os nossos meninos são acompanhados pelas nossas educadoras e auxiliares, que os ajudam a lavar corretamente as mãozinhas.

Contudo, é importante que o contacto das crianças com o ambiente exterior não seja totalmente negado, prejudicando assim o seu desenvolvimento correto.

Venha conhecer as instalações do Curiosa Idade em Linda-a-Velha e aprecie a nossa horta pedagógica, que os nossos meninos tanto adoram.

Enviar Comentário

Mudar de passowrd
Por favor insira o seu email. Irá receber a sua nova password por email.