Pedagogia

Pedagogia

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A nossa ação pedagógica tem como objetivo a plena inserção da criança na sociedade como ser autónomo, livre e solidário. O Curiosa Idade orienta-se pelos seguintes 3 princípios:

  1. Identificar a criança como sujeito da construção do saber, cabendo ao educador o papel de mediador e facilitador das aprendizagens que se pretendem ativas, significativas e integradoras;
  2. Visar o desenvolvimento cognitivo, afetivo e comportamental da criança em todo e qualquer momento da atividade pedagógica;
  3. Articular as atividades escolares com a família, o meio, a vida e o mundo;

Tendo em consideração a preocupação que temos em garantir a melhor qualidade do nosso projeto, consideramos como essenciais determinadas condições para o máximo bem-estar das crianças, entre as quais:

  • As atividades recreativas e equipamento didático, lúdico e atual, adequado às idades e preferências das crianças;
  • Maior dedicação proporcionada pelo número reduzido de crianças por educadora/auxiliar, segundo as orientações legislativas em vigor;
  • Ementas definidas por uma nutricionista.

De acordo com os nossos princípios orientadores, estes são os objetivos da ação educativa do Curiosa Idade:

  • Estimular as capacidades de cada criança, no respeito pelas suas características individuais, favorecendo a sua formação e o desenvolvimento equilibrado de todas as suas potencialidades;
  • Contribuir para a estabilidade e segurança afetiva da criança;
  • Favorecer a observação e a compreensão do meio natural e humano para melhor integração e participação da criança;
  • Desenvolver a formação moral da criança e o sentido de responsabilidade, associado ao valor de ‘liberdade’;
  • Estimular a integração da criança em grupos sociais diversos, complementares da família, tendo em vista o desenvolvimento da sua sociabilidade;
  • Desenvolver as capacidades de expressão e comunicação da criança, assim como a imaginação criativa;
  • Despertar a atividade lúdica das crianças;
  • Promover hábitos de higiene e de defesa da saúde pessoal e coletiva;
  • Fazer a despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidades e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança.
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