Pedagogia
A nossa ação pedagógica tem como objetivo a plena inserção da criança na sociedade como ser autónomo, livre e solidário. O Curiosa Idade orienta-se pelos seguintes 3 princípios:
- Identificar a criança como sujeito da construção do saber, cabendo ao educador o papel de mediador e facilitador das aprendizagens que se pretendem ativas, significativas e integradoras;
- Visar o desenvolvimento cognitivo, afetivo e comportamental da criança em todo e qualquer momento da atividade pedagógica;
- Articular as atividades escolares com a família, o meio, a vida e o mundo;
Tendo em consideração a preocupação que temos em garantir a melhor qualidade do nosso projeto, consideramos como essenciais determinadas condições para o máximo bem-estar das crianças, entre as quais:
- As atividades recreativas e equipamento didático, lúdico e atual, adequado às idades e preferências das crianças;
- Maior dedicação proporcionada pelo número reduzido de crianças por educadora/auxiliar, segundo as orientações legislativas em vigor;
- Ementas definidas por uma nutricionista.
De acordo com os nossos princípios orientadores, estes são os objetivos da ação educativa do Curiosa Idade:
- Estimular as capacidades de cada criança, no respeito pelas suas características individuais, favorecendo a sua formação e o desenvolvimento equilibrado de todas as suas potencialidades;
- Contribuir para a estabilidade e segurança afetiva da criança;
- Favorecer a observação e a compreensão do meio natural e humano para melhor integração e participação da criança;
- Desenvolver a formação moral da criança e o sentido de responsabilidade, associado ao valor de ‘liberdade’;
- Estimular a integração da criança em grupos sociais diversos, complementares da família, tendo em vista o desenvolvimento da sua sociabilidade;
- Desenvolver as capacidades de expressão e comunicação da criança, assim como a imaginação criativa;
- Despertar a atividade lúdica das crianças;
- Promover hábitos de higiene e de defesa da saúde pessoal e coletiva;
- Fazer a despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidades e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança.