Cuidados redobrados com as crianças no verão
No verão as rotinas das crianças alteram-se e a chegada das temperaturas altas traz consigo inúmeras questões que exigem cuidados redobrados por parte dos pais.
A exposição solar, por exemplo, é uma dessas questões. Cada vez mais é extremamente importante o cuidado com o sol, sobretudo nos mais novos.
No caso das idas à praia ou à piscina, as crianças devem utilizar sempre protetores solares de elevada proteção contra raios ultravioleta, se possível 50 SPF, e devem estar na praia apenas nas horas de menor calor.
Contudo, o protetor solar não deve ser utilizado apenas nas idas à praia ou piscina, este deve ser utilizado todos os dias. Seja em idas ao parque ou até mesmo para o infantário, para que possam brincar no recreio sem qualquer tipo de constrangimento.
A utilização de um chapéu é também muito importante, sendo que, as crianças devem ter sempre a cabeça e os olhos protegidos dos raios solares, como forma de evitar problemas futuros.
A hidratação é outro dos fatores que merece mais atenção durante o verão. Manter o corpo hidratado através do consumo redobrado de água, evita que as crianças sofram de problemas de desidratação e questões relacionadas.
Assim, a par do consumo de água, as crianças devem também ingerir alimentos ricos em água, como por exemplo a fruta, em pedaços ou até mesmo em sumo natural.
A alimentação também contribui para a correta hidratação do corpo das crianças. Assim, escolha sobretudo refeições leves e ricas em vegetais e frutas, para que a digestão seja simples e o volume de água no corpo seja o correto.
Por fim, dadas as temperaturas altas e as brincadeiras na praia ou no parque, é natural que as crianças se queixem de cansaço ao final do dia.
O calor é um dos principais responsáveis por este cansaço. Por isso, aconselhamos que as crianças mantenham a sua hora de deitar durante o verão, e durmam pelo menos 9h por noite, para que o corpo recupere todas as energias pedidas.