Artigos

Aventuras e tempo para a sesta

Data: Março 9, 2016 Categorias: Artigos 0

De mochila às costas, lá vai ele para mais uma das suas mil aventuras.

Armado apenas com o poder da sua imaginação o seu filho luta diariamente com monstros e vilões, salva o mundo de catástrofes naturais, explora planetas incríveis, lancha e dorme a sesta. Tudo isto antes de regressar a casa pronto para lhe contar pormenorizadamente todos os detalhes da sua aventura.

A nós papás, cabe-nos a inconcebível tarefa de tentar acompanhar todos os passos da sua história mirabolante.

É sempre com imenso orgulho que as ouvimos e nos deliciamos com a sua capacidade imaginativa e criativa.

Aventuras e tempo para a sesta

Mas afinal o que é a criatividade e a imaginação?

Tal como a palavra indica, a criatividade está associada ao ato de criar algo novo. A imaginação por outro lado, é uma faculdade mental que nos permite a representação de objetos com qualidades e caraterísticas que nos são dadas através dos sentidos.

Durante a infância as crianças misturam a realidade observada com a imaginação, criando assim um mundo só seu repleto de magia, onde constroem os seus conceitos sobre quem somos, quem podemos ser, imaginar e criar.

É neste mundo que eles conhecem em segurança o “mundo real”, daí a importância da criatividade e da imaginação das crianças no seu crescimento.

No Curiosa Idade fazemos questão de fomentar a criatividade e a imaginação dos nossos curiosos, disponibilizando-lhes diversas atividades – desde a música às artes plásticas – assim como períodos dedicados às suas aventuras e brincadeiras, sempre com supervisão.

Ainda assim, e porque o ambiente familiar desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, é importante que estas possam “dar asas à sua imaginação” também em casa.

Deixamos-lhe então algumas sugestões para por em prática em casa:

  • Brinquem ao faz de conta, criem novas personagens, e utilizem objetos do quotidiano de formas estranhas. Quem sabe o chão não se transforme também em lava!
  • Guarde alguns objetos como tubos de papel higiénico, pauzinhos do chinês e conchas da praia. Juntos podem construir novos brinquedos mesmo que estes não durem muito tempo.
  • Barro e plasticina, pode ser inconveniente limpar no final da brincadeira, mas dar forma ao que lhes vai na cabeça é divertidíssimo. Até mesmo para si.
  • Leiam histórias, grandes ou pequenas, não importa. Não só estará a despertar o seu imaginário como também a curiosidade pela língua escrita.
  • Deixe-o ajudar em tarefas do quotidiano. Para si podem ser aborrecidas, mas para ele, são algo de novo.
  • Divirtam-se.

Enviar Comentário

Mudar de passowrd
Por favor insira o seu email. Irá receber a sua nova password por email.