Geral

Os problemas de visão nas crianças

Data: Janeiro 7, 2015 Categorias: Geral 0

Os problemas de visão nas crianças, sobretudo nas mais pequeninas, nem sempre são fáceis de identificar. Por isso, papás e mamãs devem estar atentos a alguns fatores.

problemas de visao nas criancas

Os problemas de visão nas crianças são um fator primordial na sua saúde, uma vez que além de serem difíceis de identificar podem originar perturbações graves tanto ao nível da saúde como do desenvolvimento das crianças.

Em Portugal, mais de 35% das crianças usam óculos. Este número que advém de um estudo realizado recentemente prova que é extremamente necessário que papás e mamãs estejam atentos a alguns sinais e sintomas mais específicos.

Antes de criticarmos a tecnologia e apontarmos as culpas à televisão e às consolas, a verdade é que grande parte das perturbações visuais advêm do historial familiar de problemas de visão.

Assim, é importante que seja conhecida a história “visual” da família, uma vez que, de acordo com o especialista Jorge Breda do Hospital de São João no Porto, ver televisão ou jogar consola pode “fatigar (os olhos) se houver erros refrativos ou do equilíbrio oculomotor, mas mais nada”.

Os principais problemas de visão na infância são: miopia, astigmatismo, estrabismo, hipermetropia e ambliopia. Mas nem todos têm o mesmo grau de importância, sendo uns mais fáceis de tratar do que os outros.

problemas visao criancas

Como detetar problemas de visão nas crianças?

Tal como a criança aprende a falar e a andar, também aprende a ver, mesmo com os problemas existentes. Assim, nestes casos estamos perante o que costuma chamar-se de “olho preguiçoso” tal como diz Jorge Breda.

Nestes casos, o tratamento consiste em tapar o olho que o especialista apelida de “olho bom” para que o outro olho seja forçado a ver.

É possível detetar este tipo de problemas visuais enquanto as crianças brincar através de sinais mais ou menos nítidos, a que pais e educadores devem prestar bastante atenção.

Por exemplo, o movimento dos olhos a acompanhar os brinquedos. O facto da criança levar o brinquedo até próximo dos olhos, demonstra a qualidade da sua visão.

Se a criança tropeça frequentemente em brinquedos e ou degraus, este é também um sinal de possíveis problemas visuais.

Através de brinquedos didáticos como os cubos e os puzzles também é possível identificar alguns problemas de visão – por exemplo, caso a criança tenha muita dificuldade em encaixar as peças ou escolher a peça correta para determinado espaço.

Se este tipo de situações acontece com frequência aí em casa, então papás e mamãs devem dirigir-se a um especialista para que possa acompanhar o desenvolvimento da visão da criança.

Enviar Comentário

Mudar de passowrd
Por favor insira o seu email. Irá receber a sua nova password por email.