Atividades

Educação aquática da Criança

Data: Julho 15, 2013 Categorias: Atividades 0

No âmbito das atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo, importa referir a importância da adaptação ao meio aquático e educação aquática da criança como percursores do desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional da mesma.

As atividades desenvolvidas deverão ter em conta o desenvolvimento motor e cognitivo da criança sendo especificamente planeadas consoante as competências já adquiridas e a adquirir futuramente.

Numa fase inicial todo o trabalho é realizado tendo por base o “jogo” como veiculo de aprendizagem, permitindo à criança desenvolver a capacidade de adaptação a um ambiente variável, onde a exigência da tarefa constitui um desafio permanente à sua auto-estima e sentido de competência.

Crianças Grupo Piscina

Quando se fala em natação ou mais especificamente adaptação ao meio aquático na primeira infância, destaca-se como fundamental o conceito de Aquatic Readiness.

Este conceito pode ser descrito como a capacidade de um indivíduo se relacionar com o meio aquático, tendo por base as seguintes competências motoras:

-Propulsão;

-Controlo Respiratório;

-Orientação Subaquática;

-Equilíbrio Aquático;

-Entrada na água (saltos)

Criança e Professora Natação

Falando um pouco mais especificamente sobre cada uma destas valências, no que respeita à propulsão pretende-se a aquisição de movimentos rudimentares de batimento de pernas que promovam o deslocamento eficiente da criança na água.

O domínio da respiração e necessidade de imergir a cabeça em maio aquático permitem alcançar um nado mais eficiente.

Assim sendo, possibilita uma economia de esforço que se encontra relacionada com maior autonomia no nado.

No que respeita à orientação subaquática, é uma valência fundamental para a aquatic readiness da criança, visto que se traduz na capacidade que esta tem de se orientar em meio aquático, permitindo posteriormente maiores períodos de posição horizontal e consequentemente deslocamentos mais eficazes.

Na categoria do equilíbrio aquático encontram se contempladas as flutuações (boiar), posição do corpo e rotações.

Crianças a Nadar

O domínio destas capacidades permitirá à criança relacionar-se com o meio aquático na sua plenitude e em segurança, visto que conseguirá controlar a posição do corpo e recuperar a verticalidade sempre que necessitar.

Em suma, importa dar o maior destaque para a importância que a aquisição destas competências tem na segurança da criança perante o meio aquático.

É essencial que nunca esqueçamos que cada criança progride ao seu ritmo, sem esquecer também que a idade com que é iniciada a prática destas atividades é um dos fatores que mais influencia a aquisição dos comportamentos motores anteriormente referidos.

 

Marta Fonseca, professora de natação, Kalorias Fitness Club – LAV

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