Artigos

Dormir com os pais: sim ou não?

Data: Março 20, 2015 Categorias: Artigos 0

A maioria das crianças passam, normalmente, a fase de querer dormir na cama dos pais. Contudo, será isto correto ou não para o seu crescimento?

dormir com os pais sim ou nao

Estimular a autonomia das crianças é um dos fatores mais importantes para o seu crescimento, e que deve ser tido em particular atenção por parte dos pais e educadores.

Esta autonomia engloba diversos aspetos, como largar as fraldas e a chucha, comer sozinho, até ao ato de aprender a dormir sozinho na sua própria cama.

Alguns pediatras aceitam que bebés até um ano de idade durmam no mesmo quarto que os pais, sendo esta a fase que precisam de mais acompanhamento noturno.

Assim, os pais e a criança poderão descansar mais, uma vez que estarão próximos e mais rapidamente poderão dar resposta às necessidades da criança. Contudo, a passagem para um outro quarto deve ser tida em conta e deverá ser previamente acordada entre o casal.

A verdade é que, a passagem para um novo quarto, uma nova cama e um novo ambiente pode ser um choque para a criança, que fará de tudo para voltar para o quarto dos pais, mesmo que inconscientemente.

Assim, nos primeiros tempos esta mudança exigirá um grande acompanhamento por parte dos pais. Uma das melhores estratégias para aumentar o auto-conforto da criança nesta nova situação é habituá-la a dormir com um boneco de companhia.

Nesta primeira fase, a existência de uma luz de presença pode também facilitar a habituação da criança ao novo ambiente e até, aconchegá-la.

dormir com os pais

Durante a infância existem fases em que a criança pede mais frequentemente para dormir na cama dos pais.

Seja pelo aparecimento de um irmão mais novo, por períodos de maior carência emocional ou até mesmo pelos pesadelos tão comuns nos mais novos.

No entanto, é importante que os pais se disciplinem para não deixar que a criança durma todos os dias na sua cama, uma vez que isto trará consequências futuras na autonomia dos mais novos.

Nestes momentos, é assim necessário que os pais aconcheguem e acarinhem a criança, mas que não a tirem da sua própria cama, para que sejam estabelecidas rotinas de sono.

Além do estabelecimento de rotinas, tão importantes para o crescimento das crianças, e do aumento de autonomia, o facto de dormirem no seu próprio quarto fará com que as crianças desenvolvam a sua autoestima.

Assim, papás e mamãs, apesar de ser uma decisão por vezes complicada, e ainda muito discutida entre pediatras e psicólogos, a verdade é que é importante que as crianças percebam a diferença entre os espaços e se habituem a dormir na própria cama desde pequeninas.

Enviar Comentário

Mudar de passowrd
Por favor insira o seu email. Irá receber a sua nova password por email.