Artigos

As crianças e o Natal: como lidar com a época natalícia

Data: Dezembro 5, 2014 Categorias: Artigos 0

Na época natalícia todas as crianças ficam eufóricas e são muitas vezes cometidos alguns excessos por parte dos pais. Por isso, é importante aprender a lidar com as crianças e o Natal. 

as criancas e o natal

Na época natalícia todas as crianças ficam mais ansiosas e até eufóricas. Luzes e enfeites de Natal na rua e em casa, cartas ao Pai Natal e até anúncios televisivos e folhetos com inúmeros brinquedos, fazem com que as crianças fiquem mais impacientes.

Contudo, é muito importante que os pais e familiares mais próximos, como os avós, aprendam a lidar com esta euforia, acalmando de certa forma as crianças.

A verdade é que, além da Carta ao Pai Natal e da chegada dos brinquedos mais ansiados, é também importante que os mais novos compreendam os verdadeiros valores e significados da época natalícia.

Quais os presentes mais indicados? Devem os pais ceder a todos os pedidos dos filhos? Devem explicar-lhes o porquê de escrever ao Pai Natal? Estas e outras questões são colocadas pelos pais, a si mesmos, na altura do Natal.

Desta forma, o psicólogo Eduardo Sá ajuda os pais a responder a algumas questões.

Ora, na opinião do psicólogo, o melhor presente que as crianças podem ter no Natal são os próprios pais. Apesar de muitas vezes ser complicado explicar aos mais novos, o importante realmente é que os pais estejam presentes.

Mesmo que as crianças apenas recebam um presente no Natal, um único brinquedo, as brincadeiras com os pais, irmãos e avós, são sempre as mais interessantes.

natal e as criancas

Para o mesmo psicólogo, a verdade é que não é por terem todos os brinquedos do mundo que as crianças são mais felizes.

De acordo com o profissional de saúde mental, o facto de receberem muitos brinquedos faz com que as crianças fiquem sem tempo para dar atenção a cada um em particular.

Assim, é importante que as crianças aprendam a brincar e sobretudo que sejam acompanhadas pelos pais nas suas brincadeiras.

É ainda necessário, que a euforia e ansiedade sejam controladas, com pequenas brincadeiras, para que os mais novos não vejam o Natal apenas como uma forma de receber mais presentes.

Papás e mamãs, no Curiosa Idade sabemos que este é um mês mais complicado, pois todas as nossas crianças andam à procura dos brinquedos mais bonitos. Mas pequenos momentos como fazer a árvore de Natal em conjunto podem ajudar a acalmar tanta emoção.

 

Enviar Comentário

Mudar de passowrd
Por favor insira o seu email. Irá receber a sua nova password por email.