Artigos

As crianças e a gaguez

Data: Outubro 17, 2014 Categorias: Artigos 0

QUANDO AS CRIANÇAS COMEÇAM A DESENVOLVER A FALA É IMPORTANTE QUE OS PAIS TENHAM ATENÇÃO A ALGUNS SINAIS, SOBRETUDO RELACIONADOS COM UMA DAS MAIS COMUNS DEFICIÊNCIAS DA FALA: A GAGUEZ.

as-criancas-e-a-gaguez

A fala das crianças desenvolve-se normalmente nos três primeiros anos de vida, momento em que existem inúmeras evoluções ao nível motor.

É comum que entre os 2 e os 5 anos existam ainda algumas dificuldades na emissão de palavras com sons mais específicos, podendo até hesitar quando prenunciam essas palavras.

Esta hesitação pode ser qualificada em três tipos: normal, leve ou grave. Contudo, para que seja interpretada pelos pais, é necessário que tenham atenção à forma e à regularidade com que as crianças hesitam na articulação das palavras.

Ora, quando uma criança hesita em apenas algumas palavras, mais complexas, repetindo uma ou duas vezes o início dessa mesma palavra, mas sabe prenuncia-la e acaba por dizê-la corretamente, este não é sinal de gaguez.

Os sinais de gaguez leve começam quando ao prenunciar uma palavra a criança repete as duas primeiras sílabas de forma constante e com duração exagerada em termos de tempo.

Nesta fase, a criança pode ainda apresentar tensões no pescoço e no rosto, em volta da boca, bem como apresentar mudanças de intensidade na voz.

gaguez-nas-criancas

 

Estes são os primeiros sinais de gaguez das crianças, por isso, quando identificados pelos pais, estes devem incentivar a criança a falar mais calmamente como forma de evitar a gaguez.

No caso da gaguez grave, esta é perceptível logo nas primeiras palavras. A verdade é que as crianças que sofrem de gaguez grave têm tendência a desenvolver a fala mais tarde.

Ora, nestes casos a fala é muitas vezes associada a movimentos corporais ou faciais, quase como forma de expor a sua dificuldade em emitir sons.

A verdade é que o mais importante quando estes sinais começam a aparecer é não prejudicar o nervosismo da criança por não conseguir falar.

Nestas idades, através de consultas com terapeutas da fala é possível que algumas dificuldades sejam corrigidas e que se evite a gaguez total em adulto.

Contudo, é extremamente necessário que os pais e a restante família sejam compreensivos e evitem dar pouca atenção à conversa das crianças para que estas não se sintam diferentes e tristes.

Festeje connosco o Dia Internacional da Gaguez!

Enviar Comentário

Mudar de passowrd
Por favor insira o seu email. Irá receber a sua nova password por email.