Artigos

Como lidar com a adaptação das crianças à creche

Data: Setembro 8, 2014 Categorias: Artigos 0

No início de mais um ano letivo é importante que os pais saibam como lidar com a adaptação das crianças à creche e ao infantário.

habituacao a creche

A escolha de um bom infantário é, sem dúvida, meio caminho andado para que pais e filhos se sintam confiantes nesta nova etapa, em que as crianças devem adaptar-se a novas realidades: a entrada na creche.

Existem inúmeras questões relacionadas com a adaptação das crianças à creche e infantário. No caso do Curiosa Idade, onde recebemos crianças com poucos meses de idade, sabemos que adaptação dos bebés que já estão connosco é sempre mais simples.

A verdade é que, quanto mais novas são as crianças mais facilmente se habituam a esta nova etapa na sua vida, à convivência com as outras crianças e até com educadoras e auxiliares.

A nossa experiência diz-nos que, as reações menos boas advêm de crianças que entram no nosso infantário apenas com 2-3 anos, uma vez que estão normalmente habituadas a ter a atenção dos avós ou amas centradas apenas em si.

Contudo, a empatia e carinho que geramos aqui no Curiosa Idade faz com que esta fase seja ultrapassada rapidamente, sobretudo com o apoio e compreensão dos pais.

adaptacao criancas a creche e infantario

A fase de adaptação depende ainda da autonomia previamente desenvolvida pelas crianças, uma vez que já estão habituadas há existência de regras por exemplo no que toca à alimentação, higiene e hora da sesta.

No caso da interação com outras crianças, esta é uma questão normalmente complicada. Ora, as amizades infantis trilham-se a partir de caminhos muito diferentes das amizades adultas.

Inicialmente é normal que as crianças demonstrem alguma inveja relativamente aos brinquedos e algumas lutas pela atenção das educadoras, mas no fim do dia, a verdade é que se tornam amigos inseparáveis e muito fiéis uns aos outros.

Por isso, papás e mamãs, não estranhem se as crianças chegarem a casa e fizerem queixinhas do amigos do infantário, são questões perfeitamente normais.

Para que a adaptação das crianças à creche e infantário seja feita de forma natural, é necessário que todas as manhãs papás e mamãs criem juntamente com as crianças ambientes divertidos e descontraídos.

Dizer as crianças que vão aprender muitas coisas novas e brincar muito, bem como informá-las que ao final do dia o pai e/ou a mãe irão buscá-las, faz com que as crianças se sintam mais apoiadas.

Chegando ao final do dia, é muito importante que as crianças se sintam acompanhadas pelos pais. Por exemplo, ser o último a sair da creche ou do infantário pode fazer com que a criança se sinta triste.

Por isso, pais e mães devem optar por explicar aos mais novos o que aconteceu, de forma que percebam que nada tem a ver com não gostarem deles, como muitas vezes ouvimos dizer.

Para finalizar, à hora da refeição, é importante perguntar às crianças o que aprenderam e como brincaram com os amiguinhos, no sentido de lhes provar que o seu dia a dia é também tão importante como o trabalho dos pais.

Assim, a adaptação será encarada de outra forma, tanto pelos pais como pelas crianças, que começarão a encarar a creche como um momento divertido e de partilha.

Enviar Comentário

Mudar de passowrd
Por favor insira o seu email. Irá receber a sua nova password por email.