Artigos

Como lidar com as mentiras das crianças

Data: Janeiro 3, 2014 Categorias: Artigos 0

É muito comum enquanto pais e educadores ouvirmos a criança desculpar-se de algo que aconteceu dizendo “não fui eu” ou inventado pequenas histórias ou mentiras. Por isso, é muito importante que saibamos como lidar com as mentiras das crianças e que consigamos explicar-lhes o quão graves podem ser. 

Como lidar com as mentiras das crianças

Contudo é importante salientar que nem sempre os castigos são o melhor remédio e forma de lidar com as mentiras das crianças.

Antes de mais, torna-se pertinente analisar a opinião da psicóloga Maria Teresa Andion, que nos explica que até aos cinco anos é frequente as crianças misturarem a realidade com a fantasia.

Ainda segundo a mesma psicóloga as crianças pequenas “não têm a intenção de mentir. Não estão a tentar enganar o outro com as suas histórias”, estão apenas a tentar de alguma forma desculpar um comportamento que elas próprias sabem não ser correto, ou a dar asas à sua imaginação.

Como lidar com as mentiras das crianças

Desta forma, e conscientes do quão complicado pode ser lidar com as mentiras das crianças, partilhamos algumas formas de contornar este comportamento, para que não se torne uma prática recorrente.

Comece por dialogar bastante com a criança, tentando fazê-la entender as consequências que as mentiras podem ter. Por exemplo, no caso de partir um brinquedo é frequente a criança não admitir e dizer “não fui eu”. Nesta situação, pode apenas pedir-lhe que tenha mais cuidado da próxima vez.

De seguida, tente não aplicar castigos muito severos, pois podem ter consequências mais complicadas no comportamento das crianças.

Por fim, dê o exemplo. Nunca minta à frente da criança, nem mesmo aquelas “mentirinhas” que achamos inofensivas, como quando atendemos um telefonema e dizer “de momento estou ocupado”.

E lembrem-se, papás e mamãs, até aos 6 anos é perfeitamente normal as crianças dizerem pequenas mentiras, mas a partir dessa idade deverão ser adotadas novas medidas para lidar com as mentiras das crianças, por exemplo encaminhando-a a um psicólogo.

Enviar Comentário

Mudar de passowrd
Por favor insira o seu email. Irá receber a sua nova password por email.