Artigos

Alimentação no primeiro ano de vida dos bebés

Data: Março 7, 2014 Categorias: Artigos 0

A alimentação dos bebés no primeiro ano de vida é um processo que representa a passagem gradual do leite materno para novas rotinas. 

alimentação no primeiro ano de vida

O processo de alteração da alimentação dos bebés deve ser visto como uma alteração de rotinas perfeitamente natural e até divertida.

A verdade é que os bebés devem ser alimentados apenas de leite materno até aos seis meses de vida, sendo esta a altura indicada para proceder à introdução de novos alimentos nas rotinas das crianças.

Apesar de ter os nutrientes necessários para um perfeito crescimento físico e desenvolvimento, o leite materno começa a tornar-se insuficiente para a criança, dada a sua necessidade de absorção de alimentos e o aumento das porções diárias necessárias para satisfazer o bebé.

Assim, é chegada à altura em que o organismo do bebé precisa de mais nutrientes para colmatar o seu desperdício de energia diário. É nesta altura que devem ser inseridas as novas rotinas de alimentação.

O leite vai, no entanto, manter um papel de destaque na concepção de uma dieta saudável para a criança, como fonte de proteínas e cálcio.

Por outro lado, a introdução de novos alimentos representa um processo demorado e gradual de adaptação de rotinas não só por parte da criança, como também por parte da restante família.

alimentação dos bebés

A pergunta mais frequente é: quando deve ser iniciada a introdução novos alimentos na dieta dos bebés?

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Pediatria e a Academia Americana de Pediatria a introdução de novos alimentos deve ser feita durante o primeiro ano de vida dos bebés, entre os 4 e os 6 meses.

A par das razões apresentadas anteriormente, para a necessidade e introdução de novos alimentos na vida dos bebés, a razão primordial passa pelo amadurecimento do organismo do bebé, que até aos 4 meses rejeita todos os alimentos de consistência mais sólida do que o leite materno.

O controlo da cabeça, por parte da criança, é outra das razões para que a alteração de alimentação no primeiro ano de vida, seja efetuada. Este controlo permite que o bebé tenha capacidade de olhar em frente para receber o alimento em posição sentada ou reclinada.

alimentação dos bebés

Agora, como deve ser feita a introdução dos novos alimentos?

A regra mais importante é nunca desesperar e ter bom senso. Este processo de alteração de rotinas deve ser encarado de forma natural, tal como outras questões da vida quotidiana da família como a chegada de um irmão mais novo.

A escolha de quais os alimentos a introduzir primeiramente, na dieta saudável do seu bebé, são um passo verdadeiramente importante, no qual deve ter em atenção alimentos de sabor mais agradável e que não provoquem alergias.

Os primeiros alimentos a introduzir devem, assim, ser: cereais (na forma de farinha, através das chamadas “papinhas de bebé”), os legumes (em forma de puré, habitualmente começa-se pela batata e pela cenoura) e algumas frutas (normalmente cozidas).

No caso das leguminosas, como ervilhas, feijão e grão, estas só devem ser introduzidas na alimentação da criança após os 9 meses, e os espinafres, nabos e nabiças apenas a partir de completado o primeiro ano de vida.

O importante é que tudo seja feito de forma gradual e que o organismo do bebé seja sempre acompanhado para perceber se algum dos alimentos despoleta alterações ou alergias.

Nunca esquecer também a regra básica para manter uma dieta saudável, válida ao longo de toda a vida, evitar ao máximo as gorduras animais, a colocação de sal (no caso das papinhas para bebés) e desencorajar o açúcar.

Esta é a fase em que a criança define as suas regras alimentares primárias, por isso é impreterível que seja feita de forma cuidada.

 

Enviar Comentário

Mudar de passowrd
Por favor insira o seu email. Irá receber a sua nova password por email.