Artigos

Timidez na Infância

Data: Setembro 25, 2013 Categorias: Artigos 0

Comportamentos tais como roer as unhas, ter as mãos transpiradas, ser retraído, passivo e ter dificuldade em relacionar-se com colegas da mesma idade, são indícios de timidez.
Porém uma criança tímida não está condenada ao insucesso social. Com a ajuda adequada, pode até usar esta particularidade como trunfo.

timidez curiosa idade

A timidez pode ser consequente do receio de ser avaliado negativamente por parte dos outros.

A timidez é comum na maioria das crianças, tendo em conta certas circunstâncias em que manifestam maior ou menor vergonha, sendo esta atitude completamente natural ao seu desenvolvimento mental e afetivo.
Esta característica pode ser uma tendência consequente do receio de ser avaliado negativamente por parte dos outros.

Muitos investigadores consideram que a falta de vivências sociais é uma das causas mais relevantes para a timidez. O isolamento social durante a infância perturba o desenvolvimento da expressão emocional.

A principais consequências negativas associadas à timidez prendem-se com a dificuldade em fazer e manter amizades, dificuldades de se defender, sendo frequentemente interpretada pelas outras crianças como sinal de indiferença e desinteresse, o que contribui para que sejam ignoradas ou excluídas.

Apesar das implicações emocionais para a criança, existem formas de minimizar o impacto.

timidez curiosa idade

No ambiente familiar deve-se ter comportamentos extrovertidos.

É num ambiente familiar, onde a criança de sente mais confortável e relaxada que se devem proporcionar oportunidades que lhe confiram mais segurança e confiança de modo a reforçar positivamente o seu comportamento, exprimindo-se livremente, tanto por palavras como por atos.

No contexto escolar é, também, fundamental o papel dos educadores neste processo, através do incentivo e estímulo à participação sempre que a criança seja capaz de o fazer.

A aprendizagem social, nomeadamente mediante a observação de modelos é outros dos fatores de êxito. Se os pais apresentarem comportamentos extrovertidos, as crianças mais facilmente poderão interiorizar este tipo de comportamento. O contrário também acontece, ou seja, pais tímidos e pouco sociáveis poderão potenciar o desenvolvimento de condutas tímidas nos filhos.

 

Enviar Comentário

Mudar de passowrd
Por favor insira o seu email. Irá receber a sua nova password por email.