Artigos

A importância de ter um irmão

Data: Abril 19, 2014 Categorias: Artigos 0

Na infância, e claro para o resto da vida, a importância de ter um irmão é bastante grande, sobretudo se existir cumplicidade entre eles. 

importancia_irmaos

Existem poucos estudos em relação à ligação existente entre irmãos. Mas, a verdade é que, a importância de ter um irmão é inegável. Tanto para o desenvolvimento e crescimento como para a aquisição de valores e aprendizagens.

Apesar das brigas, e pequenas guerrinhas e às vezes dos gritos, a relação entre irmãos e a cumplicidade existente faz com que as crianças nunca se sintam sozinhas e sobretudo, aprendam a partilhar, desde brinquedos a sentimentos.

De acordo com o pediatra, Paulo Oom, “antes de perder a paciência, lembre-se do que eles podem aprender com o conflito. Deixe que conversem, discutam, negociem e resolvam sozinhos. Assim aprendem a negociar, a ceder, a trocar e a amar”.

Por isso, não se chateie com as guerrinhas entre os seus filhos, são perfeitamente normais e até frutíferas para melhorar a relação que existe entre os irmãos. Assim, a menos que sejam realmente graves, deixe que os mais pequenos resolvam os seus atritos.

importancia irmaos

Outra das questões que muitas vezes complica a relação entre irmãos, passa pelas comparações existentes e realizadas pelos pais e restantes familiares.

Segundo a psicóloga Laurie Kramer, apesar das comparações entre irmãos serem normais e comuns é “importante evitá-las para não viver apenas em função disso. Se acontecer, não adianta sentir culpa. Somos comparados ao longo de toda a vida: na escola, temos de tirar boas notas e ter o melhor comportamento; quando nos apaixonamos, o amado pode querer ou não corresponder; para a faculdade, há sempre um processo seletivo, e no trabalho são escolhas constantes”.

Por isso, evite comparar os seus filhos de forma negativa. O mais importante para o seu crescimento passa por estimular a relação entre os irmãos e demonstrar-lhes o quão importante é a cumplicidade existente entre eles.

Normalmente, o que acontece é que o irmão mais velho assume a postura de cuidado para com o irmão mais novo, tentando por tudo defendê-lo dos ralhetes dos pais, mas ao mesmo tempo fazendo-lhe pequenas travessuras.

Ainda assim, a verdade é que, sejam irmãos mais velhos ou mais novos as crianças têm sempre algo a aprender. É com os irmãos que aprendemos a andar de bicicleta, a escrever o nome, a contar e até a desenhar a primeira casinha.

Enviar Comentário

Mudar de passowrd
Por favor insira o seu email. Irá receber a sua nova password por email.