Artigos

Estratégias Antibirras para papás e mamãs

Data: Fevereiro 3, 2016 Categorias: Artigos 0

As birras são perfeitamente normais e até adequadas ao desenvolvimento das crianças. Por isso, papás e mamãs, hoje partilhamos convosco os comportamentos que poderão esperar dos curiosos entre os 1 e 3 anos.

Depois de termos falado da forma como os acordos entre pais e filhos podem influenciar o comportamento das crianças, hoje partilhamos com os papás e mamãs dos Curiosa Idade as estratégias antibirras mais comuns, bem como os comportamentos mais esperados em crianças nas faixa etária dos 1-3 anos.

Papás e mamãs, antes de mais é importante referir que o adulto em casa são vocês e, por isso, não deverão ceder a todas as birras das crianças mas sim fomentar o diálogo e explicar que o comportamento está a ser desadequado.

Contudo, é também importante frisar que os papás e as mamãs não deverão desesperar com as pequenas birras dos curiosos e sim, arranjar pequenas estratégias antibirras.

birras-criancas

A verdade é que, até aos 3 anos, as birras são bastante frequentes. O comportamento típico das crianças quando querem algo que não lhes é dado inicia-se com choro e gritos, e em alguns casos as crianças tentam agredir fisicamente os pais, ou a elas próprias.

Este comportamento está relacionado com a frustração. É, no entanto, um comportamento que deve ser evitado.

No caso do infantário, os comportamentos mais comuns relacionam-se com o tirar do brinquedo a outra criança, atirar os brinquedos para o chão, e em muitos casos morder (sendo que as crianças têm consciência do seu ato).

A frustração, a falta de limites e/ou de atenção e até mesmo o stress podem ser a causa deste tipo de comportamentos.

 

Papás e mamãs, nestes casos existem algumas estratégias antibirras que poderão colocar em prática:

1) Não humilhar a criança: é importante explicar que o comportamento não é o mais adequado, mas a explicação deverá ser calma.

2) Incentive a criança a pedir desculpa, reparar os danos, ou dar o abraço ao amigo (caso seja no infantário).

3) Supervisione com atenção as interações das crianças e intervenha.

4) Seja afetuoso e acarinhe o seu filho. Durante a birra é normal os pais “fingirem” não dar atenção à criança. Mas esta pode não ser uma das melhores formas de ensinar.

 

Papás e mamãs, partilhem também connosco quais as estratégias antibirras que costumam utilizar :)

Enviar Comentário

Mudar de passowrd
Por favor insira o seu email. Irá receber a sua nova password por email.