Geral

Ensinar as crianças a partilhar

Data: Dezembro 9, 2013 Categorias: Geral 0

Muitas crianças, sobretudo após o nascimento do irmão mais novo têm, alguns ciúmes e sentimento de posse sobre os brinquedos e até mesmo sobre os pais. Por isso, é muito importante ensinar as crianças a partilhar.

Ensinar as crianças a partilhar

Num jantar de família com os irmãos e primos, na festa de aniversário ou até na creche ou infantário muitas vezes ouvimos o choro de uma criança, porque o amiguinho não quer emprestar um brinquedo, mas papás e mamãs esta é uma reação normal.

A importância da partilha deve ser explicada às crianças desde cedo, como valor a seguir durante toda a sua vida social.

Segundo a psicóloga Mara Pusch “na primeira infância, a criança acha que tudo é apenas dela, inclusive a mãe e o pai, que as coisas acontecem por causa dela. Então, emprestar não é uma alternativa.”

Ensinar as crianças a partilhar

O importante é, antes de ensinar as crianças a partilhar, perceber que este egoísmo relacionado com os brinquedos faz parte do desenvolvimento e crescimento natural das crianças.

Assim, o caminho ideal para lidar com esta situação é através do diálogo, no qual os pais e educadores devem começar por entender a criança e o porquê de não querer partilhar. E, só depois, explicar que a partilha é muito importante no seu dia a dia.

Uma outra forma de ensinar às crianças a partilhar é sendo o próprio exemplo. Atos simples, como partilhar um pedaço de bolo ou reunir roupinhas que já não servem para doar a instituições são uma mais valia na aprendizagem das crianças.

Ensinar as crianças a partilhar

Nesta época em que o espírito natalício está mais presente é uma ótima altura para incentivar a partilha e ensinar as crianças a partilhar, através da doação de brinquedos e roupas a diversas associações.

 

Enviar Comentário

Mudar de passowrd
Por favor insira o seu email. Irá receber a sua nova password por email.