Atividades

Contributo do Ensino da Expressão Musical no Desenvolvimento da Criança

Data: Junho 26, 2013 Categorias: Atividades 2

É sabido que a música contém em si elementos que podem ser valiosos no desenvolvimento de múltiplas competências na criança, mas para tal é necessário que exista um sistema cuja estrutura seja coerente e baseada em fundamentos válidos e pertinentes.

Para tal, a InventoMusical® tem vindo a desenvolver ao longo dos anos, uma metodologia fortemente apoiada em peças musicais e recursos estratégico/pedagógicos para que o desenvolvimento da linguagem, do raciocínio matemático, da área de conhecimento do mundo, do estudo do meio, bem como da expressão corporal e artística, sejam transmitidos e assimilados pela criança de um modo intuitivo, que irá certamente contribuir para o seu desenvolvimento cognitivo.

 

CRECHE

BERÇÁRIO (4 aos 12 meses)

As aulas no berçário giram em torno da sensibilização musical através dos sentidos. Para tal, utilizamos um elevado número de recursos sonoros, instrumentais, visuais, tecnológicos e materiais, através dos quais proporcionamos ao bebé um mundo de estímulos auditivos, visuais e tácteis que irão proporcionar os pilares necessários para a assimilação dos diferentes contextos sonoros.

Invento-Musical-3

 

CRECHE (12 aos 36 meses)

A manipulação e interação com as canções temáticas, fonológicas e de conceito musical, proporcionam ao aluno a compreensão dos conceitos musicais e o desenvolvimento prematuro da linguagem e dos temas que abordam a área de conhecimento do mundo.

A nossa notação musical original e o sistema de premissas são a chave para o sucesso do nosso ensino, pois para além de intuitivas, concebem ao aluno uma panorâmica concreta e definida das propriedades sonoras: duração; altura; intensidade; timbre.

Invento-Musical-1

As canções permitem ainda desenvolver e atuar em três campos distintos:

 

1)Expressão musical:

-   Manipulação das propriedades sonoras (duração; altura; intensidade; timbre).

-   Forma musical.

-   Prática instrumental de altura indefinida (com instrumentos de percussão) e definida (já com instrumentos como o jogo de sinos, flauta de bisel).

 

2)Psicomotricidade:

-   Expressão corporal.

-   Jogos coreográficos.

-   Percussão corporal.

 

3)Desenvovimento da comunicação e sociabilização:

-   Desenvolvimento da linguagem através da consciência fonológica (ex.: canções fonológicas).

-    Desenvolvimento do cálculo matemático.

-   Área do conhecimento do mundo.

Invento-Musical-4

Como suporte às canções temáticas, fonológicas e de conceito musical, criámos ainda dezenas de audições de propriedades sonoras, coreográficas e silábico rítmicas, contribuindo deste modo, para um desenvolvimento mais alargado, quer da compreensão dos conceitos teóricos, quer da prática vocal e instrumental de altura indefinida e definida.

 

PRÉ-ESCOLAR

A aulas de pré-escolar enquadram-se nos exercícios presentes nos nossos manuais, os quais permitem o desenvolvimento da prática instrumental através da compreensão e leitura da notação em sistema de musicográfico.

Este tipo de notação proporciona ao aluno uma leitura rítmica e melódica bastante intuitiva e espontânea, tendo como principal objetivo tornar concreta a compreensão do fenómeno físico de três das quatro propriedades sonoras (duração, altura e intensidade).

Invento-Musical-5

 

As audições silábico-rítmicas, coreográficas, a prática instrumental de altura indefinida e definida, bem como os jogos de perceção auditiva em torno das propriedades sonoras, são um complemento às atividades existentes nos manuais.

O software Pequeno Mozart também está presente nas nossas aulas a partir dos 5 anos. Estas atividades permitem ao aluno trabalhar a língua portuguesa e a matemática de forma sincronizada, tendo como objetivo principal a composição de uma canção tonal.

 

Os nossos manuais obedecem aos três pilares que regem a metodologia InventoMusical: a transdisciplinaridade, a neurodidática e a notação musical, que atuam em sintonia para desenvolverem algumas das seguintes áreas:

 

A)  Articulação de conteúdos;

 

B)  Área de formação pessoal e social;

 

C) Área de expressão e comunicação:

  1. Domínio das expressões: Motora – Dramática – Plástica – Musical.
  2. Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita.
  3. Domínio da matemática.

 

D) Área de conhecimento do mundo.

Invento-Musical-6

Invento-Musical-7

Vera Passarinho, professora de Invento Musical

 

 

2 Comentários: "Contributo do Ensino da Expressão Musical no Desenvolvimento da Criança"

  1. Published by: vera Date: 27 de Junho de 2013

    Responder

    Obrigado curiosa idade. Esta fantastico. Beijinhos

  2. Published by: Andreia Canhoto Date: 8 de Agosto de 2013

    Responder

    Péssimo.

Enviar Comentário

Mudar de passowrd
Por favor insira o seu email. Irá receber a sua nova password por email.